• + (41)3503-7071 / 3503-7072
  • contato@clinicalequilibre.com.br

Setembro Amarelo: Suicídio na infância e adolescência

Setembro Amarelo: Suicídio na infância e adolescência

Setembro é mundialmente conhecido como o mês de prevenção ao suicídio. Esse tema tabu que há pouco tempo começou a ser debatido, o suicídio é a terceira causa de morte na adolescência e uma das 10 maiores causas de morte em todos os países (Ministério Público do Paraná).

Fique atento!

O risco de suicídio durante a infância é baixo, mas isso não significa que não ocorra, é importante conversar com a criança e o adolescente, de maneira clara e eficiente para a idade, mas com o intuito da criança ou adolescente saber que pode contar com você em todos os momentos, principalmente nos momentos ruins.

Crianças e adolescentes sentem frustrações, se decepcionam, se magoam, sentem-se fracassados em alguns momentos, e isso tudo é normal, porém vale ressaltar a importância de se observar como a criança e o adolescente lidam com tais situações, como eles reagem com a nota baixa na escola, com discussões com os colegas e familiares, com a separação dos pais, como lidam com criticas recebidas e até mesmo com a ausência de uma pessoa querida. A qualquer sinal diferente que você perceba na criança ou adolescente procure conversar com ele, entender o que vem lhe causando um comportamento diferente do habitual e caso haja alguma dúvida procure ajuda, é essencial ter um acompanhamento com um profissional qualificado!

E lembre-se: o suicida não deseja tirar a própria vida mas sim acabar com a dor que vem sentindo e não consegue ver outra alternativa que não seja o suicídio. Converse com a criança e o adolescente, lhe mostre que é possível escolher outra alternativa para curar a sua dor, falar é sempre a melhor solução!

Escrito por: Brenda Soliman (CRP 08/25664)

lequilibre

Deixe uma resposta