• + (41)3503-7071 / 3503-7072
  • contato@clinicalequilibre.com.br

Mês da Criança – Deixe sua Criança Interior Manifestar

Mês da Criança – Deixe sua Criança Interior Manifestar

Análise infantil… mas como ela acontece?
Ao ser indagada por uma questão como essa, venho aqui hoje para explicar um pouquinho, de uma forma que seja compreensível, como ocorre a análise com uma criança.
O que muitas pessoas me dizem é “mas a criança não fala […] mas o que você faz com ela em sessão? […] mas você acha que ela fala a verdade?”
Bom, muitas vezes eu acredito que se trabalhar com uma criança seja mais “fácil” do que  com um adulto, mas o porquê de a palavra fácil estar entre aspas é pelo seguinte motivo: a criança não tem tanta dificuldade em expor o que sente, ela não tem tantas barreiras quanto um adulto, para o adulto falar sobre sentimentos, angústias, medos, inseguranças e até mesmo sobre conquistas e alegrias, muitas vezes é muito difícil, enquanto para uma criança isso se torna mais fácil. Um exemplo, o brincar,  através do brincar a criança expressa sobre seus medos, angústias, inseguranças, alegrias, etc. e também muitos de seus desejos,  as falas acontecem através de suas brincadeiras, talvez não de forma real, como pensamos na fala, mas sim com suas expressões através de suas brincadeiras.
Vocês já ouviram a frase “Quando a boca cala, falam as pontas dos dedos?” (Sigmund Freud), vejamos, com o decorrer de nossa existência guardamos em nosso íntimo muita coisa que talvez não nos faça tão bem, ou que simplesmente não tem o porque de colocarmos para fora de nossa boca, opiniões nossas, sobre várias coisas e até mesmo sobre outras pessoas que preferimos guardar em nosso interior, e isso acontece com todo mundo, ok?! Com vocês e comigo também!
Mas a psicanálise nos mostra a importância da fala e também do silêncio, do expor nossa opinião e também da importância de não expor, mas como saber o que se deve fazer em cada situação? Bom, essa é uma resposta que não posso dar, aliás, que não consigo dar, porque também não sei. O que posso de fato, lhes contar é que fazer análise, seja você um adulto ou uma criança, é algo muito benéfico para nosso corpo e mente, para conhecer nossos sentimentos, nossos medos e até mesmo nossas alegrias. A criança em análise tende a expressar com o decorrer do tratamento tudo o que é de seu desejo através do brincar e também da fala, algumas vezes não tão claro, outras vezes com total clareza do discurso, mas a verdade é que independe se o paciente/cliente seja criança ou adulto, ele encontra, de alguma maneira, formas de expressar ou falar o que é de seu desejo para o analista.

Escrito por: Brenda Soliman (CRP 08/25664)

lequilibre

Deixe uma resposta