• + (41)3503-7071 / 3503-7072
  • contato@clinicalequilibre.com.br

Janeiro branco

Janeiro branco

Você já ouviu falar sobre “Janeiro Branco”?

Se não ouviu, janeiro branco é uma linda campanha voltada a sensibilizar a população a pensarem sobre a vida , sobre o sentido da vida, sobre suas idealizações, comportamentos e emoções. É uma campanha voltada a colocar os temas da Saúde Mental em evidência em nome da prevenção ao adoecimento emocional. Uma Campanha que está mobilizando cidadãos, psicólogos e demais profissionais, a levarem mensagens e reflexões aos indivíduos e às instituições sobre o que é saúde mental.

Embora essa campanha leve o nome de janeiro branco, é uma campanha que se estende ao ano todo, pois todos os dias precisamos pensar sobre o tema e lembrar que pequenas atitudes mudam a vida de alguém.

Pensando nesse tema importantíssimo, responda o que você pensa quando ouve sobre saúde mental??

Muitas pessoas pensam em “Transtorno Mental”.

Mas, a saúde mental é mais do que a ausência de transtornos mentais. Quando estamos mentalmente saudáveis conseguimos entender que ninguém é perfeito e que todos temos defeitos, medos, problemas pessoais e principalmente entendemos também que temos limites e que não podemos ter tudo.

Pessoas mentalmente saudáveis vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração, e enfrentam os desafios da vida com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.

O bem estar emocional de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage à cada experiência da vida e como ela compreende seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.

Saúde mental é estar bem consigo mesmo e com o mundo ao seu redor, é entender que sempre teremos obstáculos ao longo do caminho, mas que conseguimos superá-los, cultivando sentimentos e pensamentos positivos consigo, com os outros e com a vida, aceitando outras pessoas com suas qualidades e limitações e desafiando-se a ser melhor a cada dia.

Espero que essa reflexão, faça você mudar a forma de pensar sobre o que é saúde mental.

Abraço

Psicologa Andressa  de Barros

Crp 08/27421

lequilibre

Deixe uma resposta