A fonoaudiologia é regulamentada no Brasil desde maio de 1982, sendo ortogado o título de fonoaudiólogo ao profissional graduado em fonoaudiologia e devidamente registrado no Conselho Regional de Fonoaudiologia (CRFa).
Fonoaudiólogo é o profissional da área da saúde que trabalha com diferentes aspectos da comunicação humana, sendo responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia e aperfeiçoamento de alterações na audição e voz, motricidade orofacial, disfagia (dificuldades na deglutição), e dificuldades de aprendizagem na linguagem oral e escrita.
Presente em todas as fases da vida do indivíduo, desde a amamentação à terceira idade, o Fonoaudiólogo atua na reabilitação de dificuldades escolares dificuldades na fala como a gagueira, dislalia e disartria, reabilitação do sistema vascular (tonturas e dificuldades no equilíbrio), alterações na voz, paralisia facial e afasia causados por Acidente Vascular Cerebral. Além disso, é responsável também pelo aperfeiçoamento dos aspectos comunicativos de artistas, apresentadores, locutores, professores, telemarketing e outros profissionais da comunicação.
Como funciona a terapia fonoaudiológica?
A terapia consiste em uma entrevista inicial, onde são encontradas as dificuldades do indivíduo e traçado o melhor caminho terapêutico. Podendo envolver familiares, escola e pessoas próximas ao indivíduo que possam auxiliar em seu desenvolvimento. Afinal a comunicação se dá com a troca que o indivíduo é capaz de realizar com o meio em que vive, utilizando deste recurso para sua aprendizagem e bem-estar.
Atendimento particular e pelos planos em Curitiba e Araucária com psicólogo: Sul América | Bradesco | Copel | Geap Saúde | Sanepar | Saúde Caixa | Universal Saúde.