A Dependência Química (DQ), que hoje é denominada Transtorno por Uso de Substâncias (TUS), é uma doença que afeta o indivíduo em todas as áreas de sua vida em maior ou menor grau. A partir do momento que o consumo da substância ( álcool/ drogas) torna-se o centro da vida do indivíduo, sérias complicações vão ocorrer na sua saúde física e mental, na vida profissional, familiar, na escolarização, nas relações afetivas, lazer, espiritualidade e etc.
Quando o usuário chega a uma situação de perda total de controle sobre sua vida em decorrência do uso de drogas e opta por um tratamento, vai precisar de uma rede de apoio muito bem estruturada de suporte: família, amigos, grupos de apoio, igreja, tratamento psiquiátrico e psicoterapia.
Fazer o dependente químico querer parar de usar drogas e aceitar o tratamento vai exigir dos pais, da esposa, dos filhos, dos irmãos, dos amigos coragem, persistência e determinação. A recuperação é um processo longo, difícil, exige paciência, vão surgir muitos desafios, mas o resultado vai valer a pena!
Amanhã, dia 20 de fevereiro, é o Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo. A Clínica L’equilibre tem profissionais capacitados para atender casos de Dependência Química. Se você é, ou conhece alguém que é dependente químico, não exite em nos procurar, nós podemos ajudar!
Eliane Cebrian
Psicóloga CRP 08/07467-5
Especialista em Aconselhamento em Dependência Química