• + (41)3503-7071 / 3503-7072
  • contato@clinicalequilibre.com.br

Depressão: Uma visita indesejada

Depressão: Uma visita indesejada

Você já deve ter escutado várias frases, tais como: “Ah, depressão é falta do que fazer”, “Depressão é falta de Deus”, e por ai vai… É uma pena que em pleno 2018 as pessoas ainda pensem que depressão é frescura. Segundo dados da OMS de 2018, estima-se que no mundo mais de 300 milhões de pessoas (de todas as idades) sofrem de transtorno depressivo.

A depressão é um transtorno que pode atingir qualquer pessoa, de qualquer faixa etária, independente de classe social. Não é algo que atinge apenas pessoas desocupadas. A depressão não escolhe quem vai atingir. E ela pode ser perigosa se não for tratada. Sim, a depressão pode levar a pessoa a cometer suicídio. Segundo a OMS (2018) 800 mil pessoas cometem suicídio por ano devido a depressão, sendo essa, a segunda causa principal de morte entre pessoas com idades entre 15 e 29 anos. Ainda assim, há pessoas que expressam frases “Nossa, a pessoa se matou por conta de uma depressão? Que pessoa fraca”. Não julgue uma dor que você desconhece, ninguém sabe a luta que cada um passa por dentro. Cada pessoa reage de uma forma perante uma situação, e cada um sabe até onde vai seu limite.

É importante que todos saibam que somos vulneráveis e podemos sim chegar em um momento de nossas vidas onde o corpo e mente entram em conflito, não conseguem dar conta da situação que se apresenta, tendo como consequência uma depressão, ou outra doença. É necessário entender essa vulnerabilidade como forma de alerta, para que se houver uma alteração da saúde mental, procurar ajuda psicológica o quanto antes, para evitar que algo pior possa vir acontecer.

Segundo DSM-IV, são alguns sintomas da depressão:
– Humor deprimido na maior parte do dia, quase todos os dias (num período de 2 semanas aproximadamente).
– Acentuada diminuição do interesse em todas ou quase todas as atividades na maior parte do dia;
– Insônia ou hipersonia;
– Fadiga ou perda de energia;
– Sentimento de inutilidade ou culpa excessiva ou inadequada;
– Pensamentos de morte recorrentes.

IMPORTANTE: Não realize autodiagnostico apenas com os sintomas acima. É importante buscar ajuda de um profissional para realizar o diagnóstico de forma correta, pois há outros sintomas que incluem.

A depressão pode ser uma doença que limita o indivíduo de fazer suas atividades diárias. Quase tudo se torna dificultoso e sem cor. Muitos não sentem vontade de levantar da cama, quem dirá abrir os olhos. Aquilo que era prazeroso antes da depressão, agora talvez já não faça mais sentido. Não conseguem enxergar a luz no fim do túnel. Acreditam que isto não vai passar logo, e muitos pensam que isto nem tenha fim. Muitas vezes a pessoa depressiva pode não ter vontade nem de respirar, ou já não possui mais energia para isso, porque a depressão toma um espaço tão grande. Prevalecendo muitas vezes na mente a dúvida: como acabar com isso?

Ela é uma visita que ninguém gostaria de receber. Chega sem avisar, toma conta de tudo, desorganiza até o que estava bem organizado e fica sem pedir. Se instala na pessoa sem dizer quando vai embora, e quase sempre suga as energias.

Mas tem dias que esta pessoa depressiva acorda um pouco melhor dos dias de tempestade que teve. Consegue arrumar a cama, pentear o cabelo e até mesmo sair de casa. Mas a depressão ainda não foi embora. Ela é assim, de altos e baixos. Tem dias que ela faz uma bagunça tremenda na mente, tem dias que ela dá uma folga. É importante que as pessoas que sofrem disto não se culpem, e não tenham vergonha de procurar ajuda. É necessário que a pessoa SE acolha, e entenda que essa fase vai passar, porque ela vai passar sim. Ela é uma visita (ainda que indesejada), mas é uma VISITA, e não moradora. Mas para isso, é fundamental procurar ajuda, tanto dos amigos, da família, quanto de um profissional. Se você que está lendo este texto está com depressão ou suspeita que está sofrendo disto, saiba que você não precisa passar por isso sozinho(a). Existem profissionais prontos para te ajudar. Procure um Psicólogo(a), e um Psiquiatria se for preciso, pois em alguns casos é necessário a intervenção de um medicamento. Se você não está com depressão, mas conhece alguém que está lutando, ofereça seu apoio. Não julgue, não condene, apenas acolha, apoie e oriente a pessoa a procurar uma ajuda profissional.

“Tudo bem não estar bem todos os dias”
(Autor desconhecido)

REFERÊNCIAS:

• American Psychiatric Association: Diagnostic and Statistical Manual Of Mental Disorders, Fourth Edition, Washington, DC, American Psychiatric Association, 1994.
• OMS (Organização Mundial Da Saúde). Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&i d=5635:folha-informativa-depressao&Itemid=822. Acesso em: 04/09/2018.

Abraços,

Valquíria Wagner Canabarro Psicóloga
CRP 08/25929

lequilibre

Deixe uma resposta