• + (41)3503-7071 / 3503-7072
  • contato@clinicalequilibre.com.br

Por que utilizar o Método ABA na terapia do seu filho (a)?

Por que utilizar o Método ABA na terapia do seu filho (a)?

O Método ABA ou também conhecido como Análise Aplicada ao Comportamento, é uma das principais ferramentas indicadas para o tratamento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas não deve ser restrita a tal grupo, pois pode beneficiar qualquer sujeito que tenha dificuldades/limitações para lidar com os seus comportamentos e que tais dificuldades lhe tragam prejuízos psicológicos ou com o meio externo.

Mas afinal de contas o que e para que serve o ABA? Ele nada mais é do que um meio de observar e investigar os aspectos específicos do “comportamento problema” do sujeito, como resultado disso temos intervenções que devem ser aplicadas de maneiras diversas, afim de obtermos como resultado a aprendizagem de novos comportamentos. Assim os novos comportamentos, por mostrarem de forma clara ao sujeito resultados positivos e reforçadores, vão naturalmente assumindo maior espaço dentro do repertório comportamental e substituindo os comportamentos inadequados do mesmo.

Os benefício que encontramos com este método se estende para muito além de um aspecto da vida paciente, vemos resultados repercutindo na vida familiar (ambiente normalmente tido como o mais confortável), no autocuidado,na auto-estima, comunicação verbal, na realização de atividades da vida diária com autonomia (amarrar um tênis, escovar os dentes, sentar para as refeições…), na escola, na interação social. Tudo isso devido ao avanço na comunicação e ao desenvolvimento comportamental, pois tudo precisa ser compreendido pelo paciente e seus responsáveis como aprendizagem.

Outra premissa do ABA é induzir os pacientes ao aprendizado de conhecimentos complexos, ou seja, aprender a “ser autônomo”. A palavra mais esperada por especialistas, que aplicam a ABA em seus pacientes, é a autonomia. Pois é exatamente essa autonomia tão desejada, que trará o sentimento de alívio e de progresso sognificativo para os pacientes e seus responsáveis.

Podemos então afirmar que o ABA, deve ser utilizado como uma alternativa de tratamento para pacientes com TEA ou não, porque ele propõe intervenções pontuais e que trazem para a vida do paciente e de sua família os progressos tão necessários para se alcançar um cotidiano saudável e tão almejado.

10 de Abril de 2019.
Psicóloga Anna Eduarda Gonçalves Cruz.

CRP da Anna Eduarda
08/20064

lequilibre

Deixe uma resposta