• + (41)3503-7071 / 3503-7072
  • contato@clinicalequilibre.com.br

Ainda sobre o dia do trabalho: Dores do Trabalhador – Síndrome de Burnout

Ainda sobre o dia do trabalho: Dores do Trabalhador – Síndrome de Burnout

Drama?

Frescura?

Cansaço?

Abatimento?

Não! A Síndrome de Burnout, é conhecida como um Esgotamento profissional, sendo considerado um distúrbio psíquico provocado por condições inapropriadas de trabalho, que afetam a saúde física e emocional do trabalhador, levando o mesmo a uma exaustam extrema, a uma grande tensão emocional, provavelmente decorrentes a situações de stress devido as condições diárias de trabalho. Tal Síndrome é muito comum de ser confundida com quadros de Depressão e Ansiedade.

Tal quadro, provavelmente, advém de um cargo que traz consigo uma sobrecarga de exigências, de muitas uma demandas competitivas e de extrema responsabilidade. Uma característica comum que encontramos profissionais que possuem esse quadro, é o de atuar diariamente sob pressão e o excesso de responsabilidade constante, sem ter para quem delegar ou dividir as tarefas.

O grande questionamento vem, quando pensamos em como resolver ou minimizar esse quadro, visto que o mercado de trabalho a cada dia que passa demanda mais dos profissionais. O tratamento da Síndrome de Burnout, depende que um tratamento psiquiátrico que na maior parte dos casos insere um antidepressivo para alivio do sintomas. Um acompanhamento de médio a longo prazo com psicólogo, para que o paciente aprenda a lidar com seus limites, frustrações, irritabilidade, baixa auto-estima entre outros sintomas. E ainda seria importante associar uma atividade física regular, exercícios de relaxamento, além de momentos de descontração e lazer.

É de extrema importância ressaltar, o funcionário diagnosticado com Síndrome de Burnout não deve ser visto pela empresa como um empecilho, um “caso perdido”, mas sim como um tesouro de oportunidades, para rever possibilidade de novas dinâmicas para as atividades rotineiras e uma peça motivacional para o restante dos funcionários assim que estabilizado psiquicamente, pois será um gerador e alavancador de novas possibilidades, ainda mais eficientes para a produtividade e lucratividade da empresa.

Psicóloga Anna Eduarda Gonçalves Cruz.
CRP: 08/20064

lequilibre

Deixe uma resposta