• + (41)3503-7071 / 3503-7072
  • contato@clinicalequilibre.com.br

Dia dos Namorados

Dia dos Namorados

Você já parou pra pensar que exitem várias formas de expressar nosso amor pelo outro? Tem pessoas que gostam de receber elogios, outras que gostam mais de um cafuné ou de receber um presente. Identificar isto faz toda a diferente num relacionamento!

Para que o parceiro entenda que estamos expressando amor por ele, para que esta comunicação seja eficaz temos que falar na linguagem que ele entende a expressão do amor.

O livro “As Cinco Linguagens do Amor” de Gary Champman, fala justamente sobre isso, e embora cada um de nós possa se identificar com todos os elementos, sempre existe aquele que se destaca. Segundo o autor, as cinco linguagens do amor são: Palavras de afirmação; Formas de servir; Qualidade de tempo; Toque físico e Receber presentes. De forma breve:

• Palavras de afirmação: São pessoas gostam de elogiar para demonstrar seu amor, e isso não se trata de bajular mas, sim de valorizar e fazer com que o outro se sinta importante e amado!
• Formas de servir/atos de serviço: As pessoas que têm como linguagem os atos de serviço, gostam de ajudar nas tarefas do dia-a-dia, não medem esforços para ajudar seu companheiro e demonstrar o quanto se importa e o ama!
• Qualidade de tempo: É quando a pessoa gosta de ter o outro pertinho e que seu parceiro dedique seu tempo para fazerem atividade juntos! Mas, trata-se de muito mais que só estar perto, ou num mesmo cômodo da casa, trata-se de um momento de conexão com o parceiro, daquele olho no olho durante um jantar romântico ou de uma conversa descontraída que se perde a noção do tempo.
• Toque físico: Sabe aquela pessoa que gosta de ficar junto, de receber um cafuné, de abraçar, de receber colo e carinho! Elas estão expressando o que sentem e a sua linguagem do amor é o toque físico!
• Receber presentes: Aqui, não importa o valor do presente, o que importa é o tempo que a pessoa dedicou pra escolher esse presente pensando no outro.

Os relacionamentos estão em constante mudança, são feitos novos acordos e negociações para que se estabeleça como gostariam que fosse a relação e isso exige esforço dos dois. Identificar qual é a sua linguagem e a linguagem do seu parceiro pode contribuir para que a relação se desenvolva e enriqueça, pode abrir espaço para a construção de uma relação feliz, íntima e empática, seja uma relação nova ou de longo data.

Cada pessoa tem desejos e necessidades diferentes, você pode estar se comunicando com seu parceiro de uma forma que ele não entende. No dia dos namorados, que tal descobrir a linguagem do amor do seu parceiro e surpreendê-lo?

Dayane Rita Pereira da Silva
Psicóloga CRP-08/25115

lequilibre

Deixe uma resposta