• + (41)3503-7071 / 3503-7072
  • contato@clinicalequilibre.com.br

Precisamos falar sobre o Universo LGBT!

Precisamos falar sobre o Universo LGBT!

Quando pensamos na abrangência da sexualidade humana, várias questões surgem. Isso é natural, mas é necessário o desejo e a disponibilidade para falar sobre e querer entender tamanhas nuances.
Primeiro a população se depara com a sigla LGBT, que já traz alguns questionamentos. Porém o universo da sexualidade humana traz temáticas e vivências e entendimento ainda mais delicados.
Identidade de Gênero e Orientação Sexual. Do que na realidade estamos falando? Estamos simplesmente falando da diversidade do Ser Humano, ninguém é igual a ninguém.
A sigla LGBT tenta englobar as diferentes manifestações da Orientação Sexual e da Identidade de Gênero, para criar um sentimento de pertencimento à um grupo que por décadas luta por respeito e igualdade de direitos, o ser humano ao se sentir unido se torna mais forte e mais capaz de enfrentar as adversidades do ser rotulado como “diferente”, “estranho”, “aberração”… o que são falas incabíveis para dentro da luta dos direitos humanos.
A Orientação Sexual está relacionada diretamente à qual gênero esse sujeito se sente atraído, seja física, romântica ou emocionalmente, de forma resumida (nos atendo à sigla LGBT), encontramos os Heterossexuais que são pessoas que se atraem por alguém do sexo oposto, temos as Lésbicas que são mulheres que se sentem atraídas por outras mulheres, temos os Gays que são homens que se atraem por outros homens, temos também os Bissexuais que do sujeitos que sentem atração tanto por pessoas do mesmo sexo como do sexo oposto.
Quando passamos a tratar da letra T da sigla Travestis ou Transsexuais, passamos a falar neste ponto de Identidade de Gênero, que possui um outro significado, que está inteiramente interligado com a realação do indivíduo com o seu próprio corpo e com a sua concepção de psíquica de ser, ou seja, refere-se ao gênero com que a pessoa se identifica, se o seu jeito se identifica com o gênero femino ou masculino, independente o seu gênero biologicamente determinado. A Identidade de Gênero remete à construção do sentimento individual, ao longo do desenvolvimento, em relação a sua identidade, em relação a como se vê diante do mundo.
É importante ressaltarmos que Orientação Sexual e Identidade de Gênero, podem se comunicar, mas um aspecto não necessariamente depende ou decorre do outro.

Psicóloga Anna Eduarda Gonçalves Cruz

CRP 08/20064

lequilibre

Deixe uma resposta