• + (41)3503-7071 / 3503-7072
  • contato@clinicalequilibre.com.br

Ciranda cirandinha vamos todos cirandar…

Ciranda cirandinha vamos todos cirandar…

Já ouviu essa cantiga popular?
Lembrou da sua infância?
Deu saudade de brincar?
Da mesma forma que você tinha suas brincadeiras preferidas quando era criança, com certeza seu filho, sobrinho ou neto também tem.
O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através da brincadeira, a criança experimenta novas possibilidades, relações sociais, desenvolve autonomia e organiza emoções. Às vezes os responsáveis não tem conhecimento do valor da brincadeira para a criança. A ideia muitas vezes divulgada é a de que o brincar seja somente um entretenimento, como se não tivesse outras utilidades mais importantes.
Brincando, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. Brincando a criança desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. Brincar é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres.
Brincar vai muito além de diversão. O brincar combate a obesidade, permite o autoconhecimento corporal, desenvolve o otimismo, cooperação, desenvolve atenção e autocontrole, promove criatividade, ensina regras e limites e estimula o desenvolvimento emocional da criança.
Mesmo com tantos benefícios a saúde dos pequenos, as crianças têm cada vez menos tempo para brincar, em prol de agendas cheias em atividades extracurriculares e deveres escolares.
O brincar fica em segundo plano e a preocupação dos pais recaí sobretudo em saber se os filhos estudaram ou não, sem perceberem que nenhuma criança desenvolverá todo o seu potencial se a brincadeira não fizer parte da sua vida.
Os benefícios do brincar são inúmeros e como tal é muito importante que os pais não se esqueçam de definir na agenda da criança um espaço diário para não fazer nada – é aí que surge o espaço para brincar.
Os pais têm um papel fundamental na preparação dos espaços, à seleção dos brinquedos e dos contextos a serem explorados, proporcionando à criança um ambiente de qualidade e enriquecedor da imaginação infantil, que estimule as interações sociais com outras crianças, familiares e amigos. Importa lembrar que enriquecedor não significa proporcionar brinquedos caros, mas meios que permitem a exploração de diferentes linguagens como a musical, corporal, gestual, escrita.
O adulto pode e deve participar na brincadeira, uma vez que o seu envolvimento não só estreita os laços afetivos com a criança como também aumenta o seu nível de interesse e motivação. Na interação, o adulto tem oportunidade de conter e ajudar a criança na elaboração das inquietações que surgirem durante a brincadeira, bem como enriquecer e estimular a imaginação da criança, despertando-lhe ideias e questionando-a para a descoberta de soluções.

Incentive a infância!! Incentive a brincadeira!
Psicóloga Andressa de Paula Barros
CRP 08/27421

lequilibre

Deixe uma resposta