• + (41)3503-7071 / 3503-7072
  • contato@clinicalequilibre.com.br

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo

O movimento setembro amarelo tem como objetivo mobilizar a população para um assunto muito importante que já é considerado como um problema de saúde pública, o suicídio. O objetivo da campanha é de se falar mais sobre o assunto, fazendo palestras nas escolas, empresas e, criar estratégias de prevenção ao suicídio.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está entre 28 países dos 116 analisados pela organização, que possui estratégia de prevenção ao suicídio.

A grande maioria dos casos de suicídios estão relacionados a um transtorno psiquiátrico, como: depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar, uso abusivo de álcool e drogas. Sendo a depressão o transtorno que merece uma atenção especial, pois,  a pessoa que comete o suicídio, não está passando por momentos bons em sua vida, como dificuldades financeiras, conjugais ou familiares, e com isso ela começa a ter sentimentos de extrema tristeza, desamparo, desamor e não vê esperança em seu futuro.

Para ajudar a prevenir é preciso estar atentos a sinais que essa pessoa que você conhece e que pode ser alguém de sua família, colega de trabalho ou escola, está mostrando, como alguns comentários: “quero morrer”, “quero sumir e nunca mais voltar”, “cansei desta vida”, e estar atentos a alguns comportamentos como: a pessoa começa a se desfazer de coisas, deixa de fazer atividades das quais ela considerava prazerosa, encerra a agenda e, alguns comportamentos diferente do habitual, como usar roupas diferentes do que usa sempre, isolamento social.

Nestes casos, quando existir a suspeita de que esta pessoa está com pensamentos suicidas e comportamentos suspeitos, o mais importante é demonstrar empatia e acolhimento por essa pessoa, por isso a importância de perguntar o que ela está sentindo e, tentar apresentar a ela outras possibilidades de soluções para o problema.

E saber que existe o Centro de Valorização da Vida, que atende 24 horas/dia, ligando para o 188.

Psicóloga Monica de Souza Tocchetto

CRP 08/27704

lequilibre

Deixe uma resposta