• + (41)3503-7071 / 3503-7072
  • contato@clinicalequilibre.com.br

Câncer de mama e sexualidade

Câncer de mama e sexualidade

Quem está enfrentando um período difícil como a descoberta do câncer de mama tem toda sua rotina alterada. Física e psicologicamente abalada é um período de muitas reflexões sobre a vida, família, relacionamentos, e é comum que quem está passando por esse período questione sua sensualidade e a capacidade de despertar desejo no parceiro, sendo estes fatores geradores de ansiedade, estresse, insegurança e falta de autoestima.

Ressignificar o padrão de beleza que nos é imposto e o padrão imposto à sexualidade é processo pessoal e diferente para cada mulher. As construções sociais de padrão de beleza e padrões impostos à sexualidade ainda são muito fortes e não contribuem em nada para uma real percepção de si. Nossa sexualidade está em constante construção, e este pode ser um momento de grande crescimento e fortalecimento da sua sexualidade – É o despertar de uma nova fase como mulher! Um momento de redescoberta de seu corpo e mudança na forma como se relaciona com seu parceiro.

As principais dificuldades enfrentadas pelas mulheres em tratamento contra o câncer de mama, se tratando de sexualidade, são: a queda de cabelo e dos pelos, retirada das mamas, a alteração hormonal devido a quimioterapia, a consequente perda de libido, falta de lubrificação e em consequência disto dor durante a relação sexual. O acompanhamento multidisciplinar é fundamental, existem estratégias a serem indicadas para driblar os reveses do tratamento. É importante ser sincera consigo mesma, falar como se sente, compartilhar sentimentos com seu companheiro(a), encontrar um canal de escuta em familiares, amigos, ouvir experiências de pessoas que estão passando pela mesma fase ou buscar ajuda profissional psicológica pode ajudar muito!

A sexualidade não está associada somente aos aspectos físicos, nossos mecanismos de interesse e atração vão muito além disso! Invista na imaginação, nos acessórios, no que te deixar feliz! Ressignificar esses conceitos e compreender que é possível sim sentir-se atraente durante e após o tratamento é uma jornada única, informações e apoio podem ajudá-la e ajudar seu parceiro, a lidar com essas mudanças de maneira mais fácil.

Dayane Rita Pereira da Silva

Psicóloga e Sexóloga

CRP-08/25115

lequilibre

Deixe uma resposta