• + (41)3503-7071 / 3503-7072
  • contato@clinicalequilibre.com.br

Reflexões sobre morte e luto

Reflexões sobre morte e luto

Dizer que a morte faz parte da vida não é nenhuma novidade. Sempre ouvimos frases como; a morte é a única certeza que temos ou do pó viemos ao pó voltaremos e por ai vai.
Mas ninguém está pronto para perder de fato. Perder sua casa, o emprego, um status, romper um relacionamento, perder seu bichinho de estimação ou perder quem amamos.
Perder alguém significa não ter mais a pessoa no seu dia a dia. Significa lidar com a perda de todo nosso mundo presumido, aquele que conhecemos, que nos é seguro. É lidar com um mundo incerto, novo, diferente.
É muitas vezes buscar respostas, buscar culpados ou razões que justifiquem a perda. Passar pelo luto não é fácil, mas é necessário frente a essa nova realidade que enfrentamos.
O luto não tem tempo, ao contrário do que muitos dizem, não tem um padrão pré determinado ou uma única forma de ser olhado. O luto é singular! Ele é único para cada um que o vivencia.
O fato é que é no luto que vamos desbravar esse novo mundo. Aprender a não ser dor, mas sim saudade e por fim construir uma nova realidade, diferente da anterior, mas que pode ser tão bela quanto. O amor por quem se foi jamais acaba, ele fica, e que bom que ele fica. Ele está presente em tudo, nas datas especiais, nas comidas preferidas, ele está em nós. É como traz sabiamente
Carlos Drummond de Andrade:
“Por muito tempo achei que ausência é falta. E lastimava, ignorante, a falta.
Hoje não a lastimo. Não há falta na ausência. A ausência é um estar em mim.
E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços, que rio e danço e invento exclamações alegres, porque a ausência, essa ausência assimilada, ninguém a rouba mais de mim.”

Bianca Lorene Gadonski – CRP 08/24015

lequilibre

Deixe uma resposta