• + (41)3503-7071 / 3503-7072
  • contato@clinicalequilibre.com.br

COMO UTILIZAR AS REDES SOCIAIS DE FORMA SAUDÁVEL?

COMO UTILIZAR AS REDES SOCIAIS DE FORMA SAUDÁVEL?

Que prática estranha é essa que um homem deve sentar-se à mesa do café da manhã e, em vez de conversar com a esposa e os filhos, segura diante de seu rosto uma espécie de tela na qual está inscrita uma rede mundial de fofoca” – Charles Clooney, sociólogo, em 1909 falando sobre o jornal.

Toda nova tecnologia, sobretudo aquelas ligadas à informação e à comunicação, é recebida com um misto de euforia e desconfiança. As redes sociais tem se tornado, cada vez mais, objeto para estudos das sociedades contemporâneas. Muitos estudos associam que o uso constante de internet e redes sociais podem agravar os sintomas da depressão, da ansiedade e várias outras doenças. O acesso a informações constantes (muitas sem poder comprovar veracidade), contato com diferentes tipos de pessoas, atualizações de status, curtidas e interações superficiais, não são suficientes para gerar bem-estar, as vezes pelo contrário, são geradores de comparação e ansiedade.
Porém, a forma como é feito o uso das redes sociais colabora para a construção da sensação de comunidade. Assim como o engajamento ativo, interação e apoio social tem uma resposta significativa em sensação de bem estar.
Então como usar as redes sociais de forma saudável?

🔸Atente-se para o quanto você expõe a sua vida online.

🔸Não dedique mais tempo às interações digitais que às interações reais.

🔸Observe suas mudanças de humor, elas geram bem-estar ou são gatilhos para angústia e ansiedade? (Esse ponto também pode ser alterado, com o tipo de interações que você realiza na internet).

🔸Entenda que todas as postagens são recortes das vidas das pessoas e que, por isso, não faz sentido fazer comparações.
Principalmente no momento que estamos vivenciando hoje, a rede social nos aproxima das pessoas, mas ela precisar ser utilizada com sabedoria. O maiores efeitos de uma utilização excessiva e sem qualidade das redes sociais são estresse e a ansiedade, que podem afetar o nosso organismo como um todo. Cuide-se!
Cristien Kelly Mika
Psicóloga
CRP 08/27283

lequilibre

Deixe uma resposta