• + (41)3503-7071 / 3503-7072
  • contato@clinicalequilibre.com.br

A ANSIEDADE PELA VISÃO DA TCC

A ANSIEDADE PELA VISÃO DA TCC

Um dos pilares da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é acreditar que o que nos afeta emocionalmente não são os acontecimentos, mas sim a maneira como interpretamos e lidamos com eles. Por exemplo, uma situação onde uma pessoa corrige o erro de outra, automaticamente surge nessa pessoa a ideia de “eu só cometo erros”, “eu não faço nada direito”, fazendo a pessoa se sentir frustrada, fracassada ou rejeitada. Nesse exemplo, a TCC irá psicoeducar que estes são pensamentos automáticos, ligados alguma crença da pessoa.

Seguindo essa linha de pensamento, a TCC entende que a ansiedade é um estado emocional caracterizado por sentimentos de tensão, pensamentos ruins e preocupação. Isso não significa que se você deva apenas pensar positivamente, é preciso analisar cada situação, compreender padrões de percepção e desconstruir/flexibilizar pensamentos e comportamentos já enraizados.

Para tratar a ansiedade o primeiro passo é identificar o pensamento. Depois vamos validar ou contestar esse pensamento. Isso porque a maioria dos pensamentos que causam sentimentos inconvenientes são distorcidos da realidade.

Quando pensamento, emoção e comportamento estão em equilíbrio, é mais fácil agir, por isso a TCC busca que o indivíduo distíngua os sentimentos, entenda como um influencia o outro e questione a veracidade dos pensamentos automáticos.

Com isso, é possível desenvolver habilidades para perceber suposições, interrompendo e modificando suas consequências.

Patrícia Crestani
Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental
CRP 08/16126

lequilibre

Deixe uma resposta