• + (41)3503-7071 / 3503-7072
  • contato@clinicalequilibre.com.br

QUAIS OS CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO NO INVERNO?

QUAIS OS CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO NO INVERNO?

Alimentação no inverno:

Aposte nos refogados
Com a chegada do inverno, o consumo de folhas e verduras diminui. Uma alternativa é refogar os legumes e verduras, para consumi-los bem quentinhos e garantir a ingestão de nutrientes importantes no dia a dia! Brócolis, couve-flor, couve, acelga, cenoura e agrião são algumas opções de folhas e vegetais que podem render refogados deliciosos

Mantenha as frutas sempre à mão

Aproveite as frutas da estação em temperatura ambiente, como o morango, a laranja, a maçã, a pera e a uva, por exemplo, faz bem a qualquer hora do dia, lembrando sempre de associa -las a algum tipo de fribra (chia, aveia, quinoa em flocos) ou gordura boa como oleoginosas.

Sopas bem elaboradas são bem-vindas! Inverno combina com pratos quentes e, por isso, aposte no preparo de sopas, caldos e cremes. Dá para incrementar os caldos e cremes com ingredientes funcionais, como as farinhas de chia e de linhaça e alguma fonte protéica , como ovos, carnes, frango, isso te trará saciedade de uma forma mais eficaz. Outra dica é evitar vários ingredientes ricos em carboidratos, como arroz, batata, mandioca e macarrão, em uma mesma receita.

Cuidado com as bebidas
Uma bebida que não pode faltar durante o inverno é a água, afinal, com as baixas temperaturas o corpo perde muito líquido e é preciso deixá-lo sempre bem hidratado. E quando se trata das bebidas quentes como o café e o chá, a sugestão é substituir o açúcar refinado por adoçates naturais, ou até mesmo aproveitar a oportinidade para simplismente não adoça -los.

Inclua fibras no cardápio
Além de ajudar a manter o funcionamento do intestino regular, as fibras também possuem a vantagem de prolongar a sensação de saciedade e, por isso. Troque o arroz branco pelo arroz integral, salpique sementes de chia e linhaça em sopas e caldos, além de ricas em fibras, elas também possuem ômega 3, que é um ácido graxo com ação anti-inflamatória.

Carolina Henequim
Nutricionista esportiva

lequilibre

Deixe uma resposta