• + (41)3503-7071 / 3503-7072
  • contato@clinicalequilibre.com.br

O QUE É ESTAFA/FADIGA MENTAL?

O QUE É ESTAFA/FADIGA MENTAL?

Caracterizada pela alteração do sistema nervoso central, causada pelo excesso de responsabilidades e tensões acumuladas, é provocado um desgaste metabólico e mental (o cansaço é tanto que o paciente chega a sentir dor física, cefaleia, insônia e problemas gastrointestinais).

A síndrome da estafa profissional, ou síndrome de Burnout, descrita em 1974, é uma doença psicológica caracterizada por um sentimento de fracasso, exaustão emocional, redução da realização pessoal e insensibilidade do indivíduo em relação ao seu trabalho e todos aqueles envolvidos no exercício de sua profissão.

Uma das principais causas que desencadeiam essa síndrome é a baixa realização profissional. Após certo período, amigos e familiares também são afetados; e, por fim, o próprio indivíduo.

Nessa fase, ele está propenso à diminuição de seu rendimento, aumento de absenteísmo, depressão, uso de drogas e comportamentos agressivos.

O tratamento dessa síndrome é feito através de acompanhamento psiquiátrico e psicoterápico, podendo ser necessário o uso de fármacos.

Considerando todos esses aspectos, focar na sua prevenção deve ser uma prioridade! Assim, a prática de exercícios físicos, reservar horários destinados ao descanso e lazer e investir em relações interpessoais de qualidade são algumas medidas que minimizam as possibilidades de desenvolvê-la.

Limites devem ser colocados em diferentes âmbitos da nossa vida. Imponha limites para a sua carga de trabalho, respeite seu corpo e mente. Faça terapia!

Cristien Kelly Mika
Psicóloga
CRP 08/27283

lequilibre

Deixe uma resposta